AS EQUAÇÕES NOS MANUAIS ESCOLARES

Authors

  • João Pedro da Ponte jpponte@mail.fc.ul.pt
    Departamento de Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Endereço: Edifício C1 - Campo Grande Universidade de Lisboa

DOI:

10.47976/RBHM2004v4n8149-170

Keywords:

Ensino da Álgebra, Equações, Manuais escolares, Matemática escolar, Portugal

Abstract

Este artigo identifica aspectos que foram mudando na abordagem das equações do 1º grau em quatro manuais escolares portugueses, um do fim do século XIX, outro de meados do século XX, outro da época da Matemática moderna (anos 70) e um da actualidade (anos 90). Os livros analisados testemunham uma evolução muito grande em pouco mais de mais de 100 anos, no nível etário dos alunos que estudam este conceito, na abordagem que se foi simplificando progressivamente, na relação com o leitor, do ponto de vista da visão da Matemática como uma disciplina com conexões múltiplas e em relação à variedade das tarefas propostas. Várias questões são sugeridas para trabalho futuro relativamente a este e outros conceitos do currículo, em Portugal e noutros países.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

Calado, J. J. G. (1952). Compêndio de Álgebra. Lisboa: Livraria Popular de Francisco Franco

Costa, A. A., & Anjos, A. O. (s.d., 1970?). Compêndio de Matemática. Porto: Porto Editora.

Cunha, A. J. (1887). Elementos de Álgebra. (5ª edição). Lisboa: Livraria de António Maria Pereira.

Sierra-Vásquez, M., González-Astudillo, M. T., & López-Esteban, C. (2002). El concepto de continuidad en los manuales españoles de enseñanza secundaria de la segunda mitad del siglo XX. Educación Matemática, 14.

Silva, J. S. (1964). Compêndio de Matemática (texto piloto policopiado). Lisboa: Ministério da Educação.

Soares, M. J. (1992). Compêndio de Matemática. Lisboa: Texto Editora.

Published

2020-11-04

Métricas


Visualizações do artigo: 396     PDF (Português (Brasil)) downloads: 346

How to Cite

DA PONTE, João Pedro. AS EQUAÇÕES NOS MANUAIS ESCOLARES. Brazilian Journal on the History of Mathematics, [s. l.], vol. 4, no. 8, p. 149–170, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n8149-170. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/235. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

Artigos