Obstáculos enfrentados por mulheres matemáticas na academia no século XX: Um estudo em seis biografias

Autores

  • Daniele Aparecida Oliveira daniaoliveira@outlook.com.br
    Mestranda em “Educação em Ciências” na Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
  • Mariana Feiteiro Cavalari mfcavalari@unifei.edu.br
    Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI – campus Itajubá

DOI:

10.47976/RBHM2019v19n3801-21

Palavras-chave:

Matemática, História, Mulheres na Matemática, Século XX

Resumo

Somente em meados do século XIX as mulheres conquistaram o direito de contribuir oficialmente para a produção do conhecimento científico. Contudo, nos anos iniciais do século XX, algumas instituições ainda negavam esse direito a elas. As mulheres que se dedicaram à Ciência e à Matemática, neste século, enfrentaram uma série de situações que se constituíram obstáculos para as suas carreiras na academia. Dessa forma, realizamos o presente estudo que teve como objetivo analisar em biografias de mulheres matemáticas do século XX, obstáculos enfrentados por elas em suas carreiras acadêmicas. Para isso, realizamos um estudo de biografias de Grace Chisholm Young, Amalie Emmy Noether, Anna Johnson Pell Wheeler, Julia Hall Bowman Robinson, Mary Ellen Rudin e Vivienne Malone-Mayes e analisamos os obstáculos enfrentados por elas no acesso à academia e desenvolvimento profissional. Estas análises indicaram como obstáculo relacionado ao acesso a existência do impedimento institucional, ainda no início do século XX. Já com relação ao desenvolvimento profissional, encontramos situações de preconceitos, impedimento institucional e os confrontos entre vida pessoal e profissional. Identificamos que alguns desses elementos levantados nas análises foram se modificando juntamente com a sociedade e passaram a assumir diferentes significados ao longo do século XX. Dessa forma, entendemos que os obstáculos às carreiras das mulheres matemáticas também se modificaram com o passar dos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMARAL, G. A. Os desafios da inserção da mulher no mercado de trabalho. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí, v. 2, n. 13, 2012.

BARROSO, C. A. Por que tão poucas mulheres exercem atividades científicas? Ciência e Cultura. v. 27, n. 7, p. 703-710, jul. 1975b.

CAMERINI, J. The power of biography. Isis, v. 88, n. 2, 1997, p. 306 – 311.

CAVALARI, M. F. A Matemática é feminina? Um estudo histórico da presença da mulher em Institutos de pesquisa em Matemática do Estado de São Paulo. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - UNESP, Rio Claro, 2007.

CAVALARI, M. F. Mulheres matemáticas: presença feminina na docência no ensino superior de Matemática das Universidades Estaduais Paulistas – Brasil. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 10, n. 19, p. 89 – 102, 2010.

CHASSOT, A. I. A Ciência é masculina? É, sim senhora! 8ª Ed. São Leopoldo, Rio Grande do Sul: Editora Unisinos, 2017.

DICK, A. Emmy Noether, 1882–1935. Translated by Heide I. Blocher. Boston: Birkhauser, 1981.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução de Higino H. Domingues. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011. (5 EDICAO) FERNÁNDEZ, I. H.; CONTRERAS, C. M.; VALDÉS, J. N. Diofanto, Hilbert y Robinson: Alguna relación entre ellos? Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 70, p. 75-87, abr. de 2009.

HENRION, C. Women in Mathematics: The Addition of Difference. Bloomington: Indiana University Press, 1997.

KATZ, V. J. A History of Mathematics: an Introduction. . 3ª Ed. Columbia, USA: Editora Pearson Education, Inc., 2009.

LENT, R. W., BROWN, S. D. & HACKETT, G. Contextual supports and barriers to career choice: A social-cognitive analysis. Journal of Counseling Psychology, p. 36-49, 2000.

OSEN, L. M. Women in Mathematics. Cambridge: MIT Press, 1994.

REID, Constance. Being Julia Robinson’s sister. Notices of the AMS, v. 43, n. 12, 1996, p. 1486-1492.

RIDDLE, L. Mary Ellen Rudin. Disponível em: <https://www.agnesscott.edu/lriddle/women/rudin.htm> 2016a. Acesso em 11 de set. 2018.

RIDDLE, L. Mary Ellen Rudin. Vivienne Malone-Mayes. Disponível em: <https://www.agnesscott.edu/lriddle/women/mayes2.htm>. 2016b. Acesso em 11 de set. 2018.

RIDDLE, L. Mary Ellen Rudin. Grace Chisholm Young. Disponível em: https://www.agnesscott.edu/lriddle/women/young.htm> 2017. Acesso em 11 de set. 2018.

ROBERTSON, E. F.; O’CONNER, J. J. Anna Johnson Pell Wheler. Disponível em:http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Wheeler.html. 2014a. Acesso em 25 de jul. 2017.

ROBERTSON, E. F.; O’CONNER, J. J. Anna Johnson Pell Whele. Emmy Amalie Noether. Disponível em: http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Noether_Emmy.html. 2014b. Acesso em 25 de jul. 2017.

ROBERTSON, E. F.; O’CONNER, J. J. Anna Johnson Pell Whele. Grace Chisholm Young. Disponível em: http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Chisholm_Young.html. 2005. Acesso em 25 de jul. 2017.

ROBERTSON, E. F.; O’CONNER, J. J. Anna Johnson Pell Whele. Julia Hall Bowman Robinson. Disponívem em: < http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Robinson_Julia.html>. 2002b. Acesso em 25 de jul. 2017.

ROBERTSON, E. F.; O’CONNER, J. J. Anna Johnson Pell Whele. Mary Ellen Rudin. Disponível em: <http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Rudin.html>. 2008. Acesso em 25 de jul. 2017.

ROBERTSON, E. F.; O’CONNER, J. J. Anna Johnson Pell Whele. Vivienne Malone-Mayes. Disponível em: http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Malone-Mayes.html. 2002a. Acesso em 25 de jul. 2017.

SAITOVITCH, E. M. B.; FUNCHAL, R. Z.; BARBOSA, M. C. B. PINHO, S. T. R.; SANTANA, A. E. (Org.). Mulheres na Física: Casos históricos, panorama e perspectivas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

SCHIEBINGER, L. Mais mulheres na ciência: questões de conhecimento. Suplemento, v. 15, p. 269-281, jun. 2008.

SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a Ciência? Trad. Raul Fiker. Bauru: EDUSC, 2001. (Mulher.)

TABAK, F. O laboratório de Pandora: Estudos Sobre a Ciência no Feminismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

TERRAL, M. Biography as Cultural History of Science. Isis, v. 97, n. 2, 2006, p. 306-313.

TRINDADE, L. S. P.; BELTRAN, M. H. R.; TONETTO, S. R. Práticas e estratégias femininas: histórias de mulheres nas ciências da matéria. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

Downloads

Publicado

08-10-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 1279     PDF downloads: 745

Como Citar

OLIVEIRA, Daniele Aparecida; CAVALARI, Mariana Feiteiro. Obstáculos enfrentados por mulheres matemáticas na academia no século XX: Um estudo em seis biografias. Revista Brasileira de História da Matemática, [s. l.], v. 19, n. 38, p. 01–21, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2019v19n3801-21. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/6. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos