Uma história a respeito dos Logaritmos

Autores/as

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n43102-123

Palabras clave:

Logaritmos., História da matemática, História dos logaritmos, Educação Matemática.

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a história do conceito de logaritmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja concepção envolve critérios claros e rigorosos simultâneos a um distanciamento de preconceitos e categorizações prévias tanto o quanto possível. A abordagem que tomamos é bibliográfica, de natureza exploratória, ou seja, é uma pesquisa inicial, em que buscamos explorar vários aspectos de nosso objetivo. Desenvolvemos essa revisão bibliográfica uma em torno da história dos logaritmos, em que percorremos desde sua invenção por Napier no século XVII até as proposições de Euler no século XVIII. Concluímos que não há uma história única, há diversas perspectivas historiográficas possíveis que podem nortear ideologicamente a história contada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Heron Miguez Gonzalez Gomes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP

Graduado em Licenciatura em Matemática pela FEG/UNESP, campus Guaratinguetá, atua como professor de matemática na Educação Básica, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no IGCE/UNESP, campus Rio Claro. Desenvolveu pesquisas em História da Matemática, mas atualmente pesquisa em Educação Estatística, com foco em ensino e currículos de probabilidade

Elisangela Pavanelo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - SJRP (2000), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Rio Claro (2004) e doutorado na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, na USP - SP. Pós-doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), trabalhando com o conceito de Blended Larning e aprendizagem colaborativa no ensino de Cálculo Diferencial e Integral para cursos de Engenharia. Atualmente é docente do Departamento de Matemática da UNESP/FEG em Guaratinguetá, Coordenadora do núcleo local IEP3 (Instituto de Pesquisa em Práticas Pedagógicas) da Unesp de Guaratinguetá. Pesquisadora nos grupos de pesquisa GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e FEM - Fenomenologia e Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp de Rio Claro. Atua na diretoria Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - São Paulo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em disciplinas semipresenciais, Educação a Distância, TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), Formação de Professores de Matemática e História da Matemática.

Citas

BICUDO, M. A. V. A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. R. B. E. C. T., v. 5, n. 2, 2012.

BICUDO, M. A. V. Apresentação. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa qualitativa: segundo a visão fenomenológica. 1ª edição. São Paulo: Cortez, 2011. p. 7-10.

BORGES, M. F. As abordagens historiográficas da matemática e sua importância para a Educação Matemática. In: VII CIBEM, 7. Anais... Montevidéu: 2013.

BRUCE, I. The Agony and the Ecstasy: The Development of Logarithms by Henry Briggs. The Mathematical Gazette, v. 86, n. 506, p. 216-227, 2002.

CAJORI, . History of the Exponential and Logarithmic Concepts. The American Mathematical Monthly, v. 20, n. 1, p. 5-14, 1913a.

CAJORI, F. History of the Exponential and Logarithmic Concepts. The American Mathematical Monthly, v. 20, n. 2, p. 35-47, 1913b.

CAJORI, F. History of the Exponential and Logarithmic Concepts. The American Mathematical Monthly, v. 20, n. 3, p. 75-84, 1913c.

CAJORI, F. History of the Exponential and Logarithmic Concepts. The American Mathematical Monthly, v. 20, n. 4, p. 107-117, 1913d.

CAJORI, F. Algebra in Napier’s day and alleged prior inventions of logarithms. In: KNOTT, C. G. (Org.). Napier tercentenary memorial volume. 1ª edição. Londres, 1915. p. 93-109.

D’AMBRÓSIO, U. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14, n.3, p. 336-347, 2012.

DIAS, A. L. M. Controvérsias na história da matemática: a definição de logaritmo. In: Simpósio Nacional de História, 23. 2005, Londrina. Anais... Londrina: Associação Nacional de História, 2005.

GARNICA, A. V. M. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-48, 2001.

HOBSON, E. W. John Napier and the Invention of Logarithms. Cambridge: at the University Press. 1914.

KNOTT, C. G. Preface. In: KNOTT, C. G. (Org.). Napier tercentenary memorial volume. 1ª edição. Londres, 1915.

MENDES, I. A.; SOARES, E. C. LogAritmos (Números da Razão). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.

MOULTON, J. F. The invention of logarithms, its genesis and growth. In: KNOTT, C. G. (Org.). Napier tercentenary memorial volume. 1ª edição. Londres, 1915. p. 1-32.

NAPIER, J. The Description of the Wonderful Canon of Logarithms, and the use of which not only in Trigonometry, but also in all Mathematical Calculations, most fully and easily explained in the most expeditious manner. Edinburgo, 1614. Tradução e anotações de Ian Bruce. Disponível em: <http://17centurymaths.com/contents/napiercontents.html> Acesso em: 20/03/2020.

NAPIER, J. The Construction of the Wonderful Canon of LOGARITHMS, and the relations of these to the natural numbers. Edinburgo, 1619. Tradução e anotações de Ian Bruce. Disponível em: <http://17centurymaths.com/contents/napiercontents.html> Acesso em: 20/03/2020.

NOBRE, S. Leitura crítica da história: reflexões sobre a história da matemática. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 531-543, 2004.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

ROQUE, Tatiana. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SAITO, F. DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.

Publicado

2022-03-22

Métricas


Visualizações do artigo: 606     PDF (Português (Brasil)) downloads: 549

Cómo citar

GOMES, Heron Miguez Gonzalez; PAVANELO, Elisangela. Uma história a respeito dos Logaritmos. Revista Brasilera de História de la Matemática, [s. l.], vol. 22, n.º 43, p. 102–123, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n43102-123. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/350. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos