UM POUCO MAIS SOBRE GALILEU E AS CIÊNCIAS MISTAS

Autores/as

  • Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento carlos-arthur@ajato.com.br
    Departamento de Filosofia – PUC-SP – Campus Monte Alegre – São Paulo – SP – Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2011v11n2315-26

Palabras clave:

Aristóteles, Tomás de Aquino, Galileu Galilei, Movimento uniformemente acelerado.

Resumen

Na segunda metade da década de sessenta do século XX, começou a ser dada um pouco mais de atenção à situação epistêmica das ciências que Aristóteles denomina “as mais físicas das matemáticas”, o Avicena Latino “ciências mistas” e Tomás de Aquino “ciências intermediárias”. A lista de tais ciências compreendia a astronomia, a ótica, e a harmônica (música), sendo a mecânica uma espécie de prima pobre. A estas Avicena acrescenta a ciência da esfera em movimento e a ciência dos pesos, acréscimos estes mantidos por Tomás. Um dos principais interesses no estudo das ciências mistas foi sua relação com a física galileana. Na realidade, não há muitas referências explícitas a estas ciências da parte de Galileu. No entanto, uma passagem dos Discorsi, que precede a experiência com o plano inclinado, menciona a definição técnica das ciências intermediárias e enumera as principais. Galileu não está interessado nos problemas epistêmicos que ocuparam os estudiosos no que se refere a estas ciências durante séculos, mas em fundamentar sua definição do movimento uniformemente acelerado e seu postulado sobre planos inclinados de mesma altura. Preocupações estas que o ocupam desde a abertura do estudo sobre o movimento uniformemente acelerado nos Discorsi.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

CLAGETT, M.. The Science of Mechanics in the Middle Ages. Madison: The University of Wisconsin Press, 1951.

CLAVELIN, M.. A revolução galileana: revolução metodológica ou teórica. Cadernos de História e Filosofia da Ciência 9, 35-44, 1986.

GALILEI, Galileu. Discorsi e dimonstrazioni matematiche intorno a due nuove scienzie. In: A. Favaro (org.). Le opere di Galileu Galilei. Edizione. Nazionale. 2ª ed. Florença: G. Barbera, v. 8, 1929-1939.

JOÃO DUNS SCOTUS. Reportata Parisiensia. In: Opera Omnia. Paris: Vivès, v.22, 1891-1895.

JOÃO DE READING. Scriptum in I Librum Sententiarum. Ed. Livesey, Leiden: E. J. Brill, 1989.

LAIRD, W. R.. The Scientiaes Mediae in Medieval Commentaries on Aristotle’s Posterior Analytics. (PhD Dissertation), 1983.

LAIRD, W. R.. Galileo and the Mixed Sciences. In: Di Liscia, D.A., Kessler, E. & Methuen, C. Method and Order in Rennaissance Philosophy of Nature. Andershot: Ashgate, 255-267, 1997.

Publicado

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 355     PDF (Português (Brasil)) downloads: 315

Cómo citar

RIBEIRO DO NASCIMENTO, Carlos Arthur. UM POUCO MAIS SOBRE GALILEU E AS CIÊNCIAS MISTAS. Revista Brasilera de História de la Matemática, [s. l.], vol. 11, n.º 23, p. 15–26, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2011v11n2315-26. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/111. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos