EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA PESQUISA EM MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

  • Clóvis Pereira clovisps@uol.com.br
    UFPR – Curitiba - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2017v17n3349-71

Palavras-chave:

Matemática Pura, Universidades brasileiras, doutores, Análise Matemática, Geometria Diferencial, Geometria Simplética, Sistemas Dinâmicos, Álgebra Abstrata, Geometria Algébrica

Resumo

A década de 1970 marcou o início do processo da evolução do desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Matemática no Brasil. Nesta década houve grande empenho dos líderes da comunidade matemática brasileira para a consolidação de bons cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ciências (Matemática). Com a existência, à época, de um pequeno número de doutores especializados em algumas subáreas da Matemática, foram criados eventos importantes como: Escola de Álgebra, Escola de Geometria Diferencial e Seminário Brasileiro de Análise, que se consolidaram e se transformaram também em indutores do desenvolvimento da pesquisa em Matemática em nosso país. Neste artigo ao usarmos a palavra Matemática estaremos nos referindo à Matemática Pura.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
410
Oct 31 '20Nov 01 '20Nov 04 '20Nov 07 '20Nov 10 '20Nov 13 '20Nov 16 '20Nov 19 '20Nov 22 '20Nov 25 '20Nov 28 '202.0
| |

Referências

ABHYANKAR, Shreeram S. A Perspective on Algebraic Geometry. Bull. Braz. Math. Soc., v. 33, nº 2, p. 177-199, 2002.

AVILA, Artur; FORNI, G. Weak mixing for interval exchange transformations and translation flows, Annals of Mathematics, v. 165, nº 2, p. 637-664,2007.

AVILA, Artur; S.JITOMIRSKAYA, S. The Ten Martini Problem, Annals of Mathematics, v. 170, nº 1, p. 303-342, 2009.

AVILA, Artur; DELECROIX, V. Weak mixing directions in non-arithmetic Veech surfaces, preprint 2013.

BURSZTYN, H.; MACARINI, L. Inrodução à Geometria Simplética. Rio de Janeiro: IMPA, XIV Escola de Geometria Diferencial, 2006.

Downloads

Publicado

30-10-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 647     PDF downloads: 410

Como Citar

PEREIRA, Clóvis. EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA PESQUISA EM MATEMÁTICA NO BRASIL. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 17, n. 33, p. 49–71, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2017v17n3349-71. Disponível em: http://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/39. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos