PODE-SE VIVER SEM NORTE? A DISCIPLINA DO ESPAÇO

Authors

  • Rosilene Beatriz Machado rosilene.machado@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores claudia.flores@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

10.47976/RBHM2017v17n3449-71

Keywords:

Matemática, História, Desenho, Cartografia

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de como práticas de desenho e matemática foram (re)significadas nos domíniosda cartografia, analisando-as-as em sua historicidade. Situamo-nos, dessa forma, em seu campo de emergência, buscando os rastros históricosdos conteúdos escolares da disciplina de desenho,em suas relações com a matemática.O intuito éanalisar, enfim, como tais práticas deram-se a ver e dizer de maneiras distintas das que experimentavam até então, em uma investigação que se pauta não pela procura das causas de uma súbita mudança, mas pelo estabelecimento do sistema de transformações em que ela consiste.

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Published

2020-10-24

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How to Cite

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Cláudia Regina. PODE-SE VIVER SEM NORTE? A DISCIPLINA DO ESPAÇO. Brazilian Journal on the History of Mathematics, [s. l.], vol. 17, no. 34, p. 49–71, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2017v17n3449-71. Disponível em: http://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/32. Acesso em: 18 may. 2024.

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