DE LYSIMACO DA COSTA A EUCLIDES ROXO: A CONSTRUÇÃO DE UM IDEÁRIO PARA ORGANIZAR OS ENSINOS DE MATEMÁTICA NUMA ÚNICA DISCIPLINA ESCOLAR

Authors

  • Wagner Rodrigues Valente wagner.valente@pq.cnpq.br
    GHEMAT – UNIBAN/UIED-UNL

DOI:

10.47976/RBHM2008v8n1575-86

Keywords:

história das disciplinas escolares, história da educação matemática, matemática escolar

Abstract

O objetivo principal deste texto é analisar historicamente o processo de elaboração de um ideário que justificou a criação da disciplina escolar Matemática no Brasil. Entre os personagens principais desse momento da história da educação matemática figuram os educadores Lysimaco da Costa e Euclides Roxo. O trabalho inscreve-se no campo depesquisa conhecido por história das disciplinas escolares. Como fontes principais foram utilizados os documentos relativos ao 4º Congresso Brasileiro de Instrução Superior e Secundária, ocorrido em 1922; o Arquivo Escolar do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; e o Arquivo Pessoal Euclides Roxo, em São Paulo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

APER – Arquivo Pessoal Euclides Roxo. São Paulo: Centro de Documentação do GHEMAT (www.ghemat.mat.br).

ARQUIVO DO COLÉGIO PEDRO II – Coletânea de Documentos. São Paulo: FAPESP/ GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. 1ª. Versão, 2005. 1 CDROM.

BRASIL. Congresso de Instrução Secundária e Superior que deverá ser reunir no Rio de Janeiro em 1922: regulamento e teses. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1921.

BRASIL. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Instrução Superior e Secundária. Setembro a Outubro de 1922. Rio de Janeiro: Typ. Rua do Carmo, 1926.

CARVALHO, J. B. P. Euclides Roxo e as polêmicas sobre a modernização do ensino da matemática. In: VALENTE, Wagner R. (Org.) Euclides Roxo e a modernização do ensino de Matemática no Brasil. Brasília: Editora da UnB, 2004. p. 86-158.

Published

2020-11-04

Métricas


Visualizações do artigo: 142     PDF (Português (Brasil)) downloads: 94

How to Cite

RODRIGUES VALENTE, Wagner. DE LYSIMACO DA COSTA A EUCLIDES ROXO: A CONSTRUÇÃO DE UM IDEÁRIO PARA ORGANIZAR OS ENSINOS DE MATEMÁTICA NUMA ÚNICA DISCIPLINA ESCOLAR. Brazilian Journal on the History of Mathematics, [s. l.], vol. 8, no. 15, p. 75–86, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2008v8n1575-86. Disponível em: http://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/186. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos